terça-feira, 28 de julho de 2009

Qual será a decisão do futuro do USJ??


COMISSÃO TEM PRAZO ATÉ SEXTA PARA DEFINIR SITUAÇÃO DA USJ
São José em Foco, 29/07/2009 (Quarta-feira)

A situação da Universidade de São José continua indefinida. Alunos, comunidade e autoridades ainda aguardam um posicionamento do Comitê, formado para definir a questão da transferência da Instituição para a sede do Colégio Aplicação,
bem como outros fatores relativos à educação.
A informação da prefeitura é de que o Comitê vai se reunir ao longo desta semana para definir uma posição sobre esta questão. “Até o final desta semana (dia 31) teremos uma resposta sobre o futuro da USJ”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Autonomia
De acordo com a reitora do Centro Acadêmico, Solange da Silva, a comissão formada pela secretarias: Educação, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Administração têm o objetivo fazer o estudo da realidade educacional do Município. “Entre as prioridades vamos fazer a analise da questão do ensino superior em São José e a possibilidade da transferência ou não, da sede da USJ para o colégio Aplicação. Nesta reunião, que acontece na próxima sexta-feira, não vamos discutir a extinção da USJ e sim a sua transferência da sede”, esclareceu ela.
A reitora do Centro Acadêmico enfatiza que está sendo realizada uma reestruturação administrativa em busca de autonomia financeira. “Existe certa confusão em torno desta questão. No passaporte 40 da campanha do Prefeito e do Vice, está previsto autonomia administrativa e financeira para o Centro Acadêmico. Para atingir esta propostas a busca da autonomia administrativa é no sentido de equipe profissional e a financeira no sentido de não se acomodar com apenas recursos municipais, mas buscar recursos de projetos que venham a somar para a Instituição”, definiu Solange. “Está tudo de acordo com o que foi destinado no orçamento. Estão sendo realizados os custeios necessários. Recebemos R$70 mil em livros para a Instituição e equipamentos de trabalho”, acrescentou ela.

Extinção
“A USJ não será extinta até porque não seria uma ação unilateral de alguém que faria com que isso acontecesse. Estamos construindo uma autonomia administrativa e financeira”, comenta Solange.

Necessidade
Solange da Silva lembra que a busca da autonomia também abrange o espaço físico, já que os alunos da USJ estão divididos em três sedes. “A questão do espaço físico é necessidade. O Colégio de Aplicação está sendo construído com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, recurso vinculado ao ensino fundamental. Num primeiro momento ele é destinado ao ensino fundamental, sendo esta a meta número um do governo municipal. Esta questão também será avaliada”, explica.


............
CORRELATA

Cristovam Buarque apoia causa
O Senador da República Cristovam Buarque (PDT) apóia o Vice-Prefeito de São José, Telmo Vieira (PDT), responsável pela implantação e primeiro reitor da USJ, que luta para que a obra que se faz ao longo da Beira Mar de São José seja destinada ao Colégio de Aplicação e ao Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Ações
“A obra, que está quase concluída, no entanto, pode ser usada para outros fins, gerando pânico nos estudantes e na comunidade que viu nascer o primeiro Centro Universitário gratuito e de qualidade. Por telefone o Senador disse estar atento às manifestações dos estudantes Pró-USJ”, disse Telmo.
Autoria: Mônica Foltran

____________________________________________________

Novamente o Movimento Pró-USJ gostaria de saber:
Onde esta a opinião da comunidade???
Quando a comunidade vai ser ouvida???


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Colégio de Aplicação_ Forquilhão?

Nos últimos meses nos movimentamos em prol da nossa sede, defendendo a continuidade da obra Colégio de Aplicação para que se mantivesse a finalidade inicial: ensino fundamental diurno e USJ noturno.
Dos diversos murmúrios em relação as nossas instalações, ouvimos: Univali, Lavoisier e Forquilhão.
Há cerca de duas semanas, a proposta de reforma do Forquilhão, para agrupar todos os cursos, ficou em evidência.
Dentro desse período, na reportagem do cidadão JÁ, obtivemos uma resposta do Prefeito Djalma Berger, o qual disse que até o final de julho a repórter Laine Valgas poderia retornar o contato, pois ele já saberia lhe dar uma resposta.
Na sexta-feira (24/07/09) recebemos um e-mail de uma acadêmica nos alertando que a placa da obra do colégio de aplicação havia sido retirada. Fomos averiguar e é fato, realmente a placa não esta mais lá.
Tentamos mais informações sobre isso e uma delas é que teria sido um caminhão da prefeitura que haveria retirado a placa e não tem a previsão da mesma ser recolocada.

Após visto e confirmado que a placa não esta mais lá, tivemos informações de dentro da prefeitura, que o Prefeito Djalma Berger havia dito que sim: o Forquilhão será reformado!

Publicamente e oficialmente não está confirmado, porém a retirada da placa e informações dadas por distintas pessoas acabam culminando em uma só: o Forquilhão será reformado!

__________________________________________________________

Projeto da Prefeitura Municipal de São José

Placa - Obra Colégio de Aplicação




Foto tirada em 27/07/2009:


__________________________________________________________


Uma Comissão de Estudos foi nomeada pelo Prefeito: Procurador do Município, Secretário de Educação, Secretário de Admisnitração e Reitora do USJ; essa é quem decidirá o destino da Obra Colégio de Aplicação.

E a Comunidade já foi ouvida?!
O que a população josefense prefere?!
Prefere um Colégio de Aplicação,
composto por 46 salas de aula, salas de coordenação, salas de professores, salas de apoio pedagógico, salas administrativas, laboratórios, biblioteca, videoteca, arquivo, 4 anfiteatros, centro de convivência (fotocópia, papelaria, livraria, agência bancária, praça de alimentação e apoio ao estudante), espaço cultural, ginásio poli esportivo,
ou
uma nova sede Administrativa da Prefeitura?

__________________________

Movimento Pró-USJ

Comunidade, e a decisão?!
Será definida apenas por essa Comissão?

sexta-feira, 24 de julho de 2009

São José em Foco 24/07/2009

Charge do Jornal São José em Foco, de 24/07/2009 (sexta-feira)!

"Uma imagem vale mais que mil palavras!!!!"

terça-feira, 21 de julho de 2009

MPUSJ_Cidadão JA




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Programa Cidadão JA, 21/07/09!!

Somos Cidadão JA,

O assunto USJ - Colégio de Aplicação será pauta do programa Cidadão JA de amanha, dia 21.

Portanto, convidamos a todos para assistirem o Jornal do Almoço de amanhã (terça-feira).
Estaremos expondo novamente nossa posição, solicitando uma resposta do nosso Prefeito, Djalma Berger, sobre o futuro do Colégio de Aplicação.


"Ô prefeitura preste atenção,
USJ também é EDUCAÇÃO!!!"


Acreditamos na Educação, no Futuro, na Verdade!
Estejam conosco pela Educação,
Seja você também parte dessa história!

Movimento Pró-USJ!!

Sinproesc

Hoje, dia 20/07/2009, entre às 20h30 e 21h00, o Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, Presidente do SINPROESC e Secretário Geral da UGT-SC, estará num bate papo com o apresentador Antonio Ricardo na Rádio FM Luar de São José - 98.3 MHz.

O Sinproesc - Sindicato dos Professores no Estado de Santa Catarina tem acompanhado o Movimento Pró-USJ, defendendo a Educação Superior Pública e Gratuita no Município de São José.

Desta maneira, convidamos a todos para acompanhar a entrevista e participar por telefone, colocando sua posição não somente acadêmica, mas também de cidadãos conscientes do destino dos recursos para a Educação Municipal, contexto este que envolve não somente o USJ, mas a continuidade da Obra Colégio de Aplicação.



Movimento Pró-USJ
Organização, Educação e Futuro!



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mudanças na Camara de São José

PREFEITO DJALMA BERGER EMPOSSA ADRIANO DE BRITO COMO SUPERINTENDENTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA

16 de Julho de 2009

O Vereador Adriano de Brito (PR) assume nesta sexta-feira (17), às 18h, a Superintendência da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José. A posse será realizada no Gabinete do Prefeito Djalma Berger, localizado na Rua Domingos André Zanini, 300, Bairro Barreiros. Formado em Educação Física pela UDESC e Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino, Adriano de Brito é funcionário efetivo da Prefeitura há 19 anos. De 1996 a 2000 presidiu o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de São José (SINTRAM). Também participou da idealização do Projeto Esporte Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Adriano de Brito já exerceu as funções de: Secretário Adjunto da Educação; Superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer e Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. Em 2008, concorreu às eleições para Câmara Municipal de São José, elegendo-se com 2.042 votos. Como vereador, preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e é autor dos projetos para criação da Escola do Legislativo na Câmara Municipal de São José e da Câmara Mirim, bem como do Programa de Prevenção, Controle do Diabetes e Alimentação Especial para alunos da rede pública municipal portadores da doença, por meio do diagnóstico precoce. Atualmente, é Presidente Municipal do Partido da República. Amante da arte e da cultura josefense, Adriano de Brito foi professor das oficinas cênicas do Theatro Adolpho Mello, atuou como ator em mais de 15 espetáculos teatrais, participou de curtas e longas metragens, dirigiu duas peças de teatro, além de ser – desde a criação em 2001 - Coordenador do Grupo Folclórico São José da Terra Firme. Compõe, hoje, o elenco da peça “Uma Visita”, texto de autoria do escritor alemão Martin Walser. Entre as ações a serem desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Adriano de Brito destacou os Projetos: Caravana da Cultura, que levará movimentos culturais a vários bairros de São José com valorização das produções locais; Rua do Lazer com atividades recreativas e culturais gratuitas para população; Mapeamento Cultural do município com pesquisa e elaboração de um guia que contemple essas informações e Restauração dos casarios históricos e Beco da Carioca, resgatando-os como ponto turístico de São José.

Assessoria de Comunicação PMSJ

Jornal O Popular

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Noticías USJ: Aula Inaugural


CONVITE AULA INAUGURAL

O Prefeito Municipal de São José

DJALMA VANDO BERGER

A Reitora do Centro Universitário Municipal de São José

SOLANGE SPRANDEL DA SILVA

tem a honra de convidar Vossa Excelência e Família para a aula

inaugural com o Professor Doutor DILVO RISTOFF,a realiza-se
no dia 03 de agosto de 2009 as19h, no Teatro do Centro Multiuso

de São José, situado na Beiramar de São José.

__________________________

O Movimento Pró-USJ convida os acadêmicos a estarem presentes na aula inaugural, para estarmos unificando novamente nossas ações no próximo semestre.

O professor Dilvo Ristoff é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi, durante o último ano, Diretor de Educação Básica da Fundação Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e foi Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), de junho de 2003 a janeiro de 2008.
Atualmente é presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ristoff é doutor pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA). Ocupou os cargos de Pró-Reitor de Graduação e foi presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Foi ainda Coordenador de Pós-Graduação e Diretor do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), durante a gestão do Ministro Murílio Hingel. No atual governofoi membro da Comissão Especial de Avaliação, que elaborou a proposta para a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por cuja implantação foi o responsável na qualidade de Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para ele, os grandes desafios da avaliação da educação superior brasileira são o reconhecimento da diversidade e o respeito à identidade institucional, e a construção de uma cultura avaliativa de natureza formativa, pedagógica e participativa. "Temos que construir um sistema de avaliação mais condizente com a educação que o Brasil precisa, não apenas democraticamente do ponto de vista da quantidade, mas de forma responsável em relação à qualidade”.Há mais de dez anos Ristoff trabalha com avaliação educacional e tem se dedicado à publicação de livros e artigos na área de avaliação e educação.

O INEP - Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira está vinculada ao MEC, realiza levantamentos estatisticos e avaliativos em todos os níveis e modalidade de ensino: SINAES, ENADE, Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação, dentr outros.


Para saber mais: INEP



Movimento Pró-USJ
Organização, Educação e Futuro!!

UFSC????


O Movimento Pró-USJ recebeu informações de que nessa semana, o Prefeito de São José foi a UFSC tratar assunto referentes ao USJ.

Os Acadêmicos querem saber:
que assuntos são esses?
E a Reitora, estava sabendo?



Movimento Pró-USJ
Organização, Educação e Futuro!!


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Audiência Pública 30/06/2009.

Audiência pública realizada pelos acadêmicos do USJ, que contou com a presença de aproximadamente 400 estudantes universitários!!


Assembléia Legislativa 01/07/2009.

Um dia após a audiência pública, o Sargento Soares faz pronunciamento na Assembléia Legislativa sobre o USJ!

Atual Gestão, satisfeita com a EDUCAÇÃO?

DJALMA AVALIA PRIMEIRO SEMESTRE DE GESTÃO
15/07/2009 (Quarta-feira)


E-mail: monica@jbfoco.com.br

Em entrevista exclusiva concedida pelo prefeito de São José, Djalma Berger, ao Jornal São José em Foco o prefeito coloca como diferencial neste inicio de gestão o planejamento e o trabalho realizada para ‘colocar a casa em dia’. Colocar em prática a ‘Operação Cidade Limpa’ é meta do Prefeito para o próximo semestre. Na entrevista Djalma relata também as dificuldades encontradas e suas realizações. Leia a seguir:

SJFoco - Como o senhor avalia este primeiro semestre de administração do Município?

Djalma: Espetacular! Foi um período de planejamento para colocar a casa em dia e formatar projetos. Organizamos a equipe e transformamos o trabalho em realidade. A construção das duas policlínicas já está com recursos assegurados, com a parceria com o Governo do Estado. Pretendemos lançar o edital de licitação agora em julho, ou mais tardar em agosto. Estamos com recursos também para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). Fizemos um levantamento de dados no sistema gerencial da secretaria da Saúde e vamos oferecer mais qualidade nos serviços de saúde. Iremos voltar a ter o padrão de qualidade que estávamos acostumados.

SJFoco - Quais são as prioridades para o próximo semestre?

Djalma: Colocar a “Operação Cidade Limpa” na rua. São 200 homens que colocaremos nas ruas da cidade para a limpeza e manutenção. Tivemos uma reunião com a Casan, onde foi resolvido que ela não mais vai estragar os pavimentos. Ficou decidido que a Casan vai paralisar as novas frentes de serviço e trabalhar na recuperação do pavimento que destruiu, para só então iniciar novos reparos.


SJFoco - Dentro da Reforma administrativa estão previstas novas mudanças nas secretarias?

Djalma: Os secretários colocaram seus cargos à disposição do prefeito, que estaria livre para fazer remanejamentos quando necessário. Temos um secretariado dinâmico, sempre que houver necessidade de mudanças vai acontecer.

SJFoco - Quais as principais dificuldades que o senhor tem encontrado para administrar a Prefeitura?

Djalma: A desmotivação da equipe. A cidade estava acostumada a conflitos, encontramos muitos problemas de relacionamento interpessoal e negativismo diante dos problemas, bem como falta de responsabilidade diante da administração da cidade. Temos que reverter está baixa autoestima. Queremos mostrar a estes, que estamos preocupados com a cidade e buscamos a solução dos problemas. A maior dificuldade foi a organização administrativa e o espírito desmotivado da equipe.

SJFoco – O senhor esteve na semana passada em Brasília buscando recursos para projetos. Como está o projeto da construção da Beira Mar de Barreiros?

Djalma: Está encaminhado. Provavelmente terá uma Audiência Pública no dia 29 de julho com relação a Beira Mar de Barreiros. Queremos implantar uma forma de administração de obras com apoio da iniciativa privada. Em Brasília, solicitamos o apoio do Presidente para a desburocratização do processo que ele viu com bons olhos.

SJFoco - O que o senhor espera da Câmara de Vereadores neste momento da sua administração?

Djalma: Não posso reclamar. A Câmara está sendo parceira do executivo. Contamos com o apoio de 12 dos 13 vereadores. Temos um relacionamento harmonioso e parceiro.

SJFoco - Qual a maior realização neste inicio de seu governo?

Djalma: Foi a organização da estrutura administrativa. Realizamos obras, estamos fazendo a recuperação do caixa da Prefeitura. Estamos fazendo toda a reestruturação e planejamento para os quatro anos de gestão. Estamos investindo na qualificação da mão de obra e gerar emprego e renda para o Município.

SJFoco – Como está o projeto do Hospital oncológico para São José?

Djalma: O projeto é de uma Associação que se formou para atender crianças e adolescentes. A prefeitura tem o compromisso de doar o terreno, que eles já definiram o local. É uma área próxima a Avenida das Torres, no bairro Areias. Agora passamos o projeto para a aprovação na Câmara de Vereadores. Depois da aprovação temos que buscar as parcerias, entre elas a do Governo do Estado, porque é uma obra que envolve um alto custo.
Autoria: Mônica Foltran





O Movimento Pró-USJ gostaria de saber: Qual é a avaliação que o Chefe do Poder Executivo de São José, o Prefeito Djalma Berger, tem sobre a EDUCAÇÃO no primeiro semestre de sua gestão???

terça-feira, 14 de julho de 2009

Retorno

Os acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José - USJ parabenizam a atuação policial de São José, pois a moto que em outras postagens informamos o roubo, foi encontrada!

Obrigada!

E ao nosso acadêmico, que não perdeu a esperança, pode ter seu bem de volta!

Justiça e respeito!
Estamos felizes por você!

Movimento Pró-USJ
Organização, Educação e Futuro!




quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mestrado





terça-feira, 7 de julho de 2009

Assembléia Geral 10.07.2009

Convidamos a todos para Assembléia Geral a ser realizada nessa sexta-feira, dia 10 de julho.

Assembléia Geral

Data: 10/07/2009.

Local: Colégio Forquilhão

Horário: 20:00h.

Acadêmicos, o semestre acabou, mas a nossa história não!

A presença de todos vocês é fundamental para continuarmos nossas atividades, esclarecermos fatos e repassarmos demais informações que nos chegam durante esses últimos dias letivos.

ESTAMOS FARTOS DE SERMOS ENGANADOS, DAS INCERTEZAS, DA FALTA DE RESPEITO E DE OUVIRMOS AS MESMAS DESCULPAS A CADA SEMESTRE!

Trabalhamos nesses últimos dias em favor das necessidades acadêmicas, buscando a verdade e o comprometimento das Instituições e das Autoridades.

Nossos próximos passos não serão apenas para reivindicar, mas para exigir as mudanças que aclamamos nesse período!!!


Ganhamos força, voz ativa e estamos sendo vistos!
Mas queremos nossa sede, estrutura e verbas.
Queremos o Futuro de Excelência!


Movimento Pró-USJ
De que história você quer fazer parte?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Segurança Já!

O Movimento Pró-USJ faz desse veículo de comunicação um alerta aos acadêmicos e uma reivindicação: solicitamos maior segurança no Forquilhão, onde são ministradas as aulas para o curso de Administração, Ciências Contábeis e Ciências da Religião.

Solicitação esta, que desde 2006 vem sendo cobrada da Instituição. Porém, novamente, um cidadão é prejudicado por não termos a segurança devida, que é direito de qualquer munícipe.

Na sexta-feira, dia 03 de julho um dos nossos acadêmicos, recém ingresso no Curso de Ciências Contábeis, teve um dos seus bens furtados: roubaram-lhe a moto (CG Verde) de dentro do estacionamento. Estudante este, que veio fazer a sua prova, que trabalha, que paga seus impostos e que contribui para o Município!

Próximo as 20h, ao sair da prova para se deslocar até sua residênica - após não mais que uma hora e meia de ter deixado sua moto no estacionamento - percebeu que a mesma não estava mais onde deixara.

Assim, nós acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José, trazemos conosco a mesma sensação de impotência desse acadêmico, e agradecemos a todos aqueles que deram suporte ao estudante na sexta-feira, que o acompanharam até a Delegacia e ao seu Vanio/Glória que chamaram a guarda municipal.

Para finalizar, solicitamos a todos que acompanham os noticiarios e que atentem, caso seja referênica no assunto, uma Moto CG verde, Placa MAV 0883.



Movimento Pró-USJ
Organização, Educação e Futuro!


Carta de um professor:

Audiência Pública e os alunos do USJ


Ao chegar por volta das 18: 30horas na Câmara de vereadores de São José percebi a movimentação de alguns alunos(as) com camisetas com dizeres: “USJ e Colégio da Aplicação Juntos pela Educação”. Era o anúncio que mais uma aula de exercício de cidadania e participação política iria começar. As inúmeras cadeiras disponíveis foram rapidamente ocupadas pelos alunos(as), representantes da Associação dos Docentes do Ensino Superior de Santa Catarina e os poucos professores e professoras do USJ presentes no local. A mesa da Câmara estava formada pelo seu presidente, deputados estaduais, vereadores, vice-prefeitos, reitora e demais convidados. Assim, o presidente iniciou os trabalhos e os alunos começaram logo a fazer as primeiras perguntas. A preocupação dos acadêmicos era sobre o futuro da Universidade. Já dava para entender que eles não estavam ali apenas para salvar seus diplomas e cursos, mas em alertar mais uma vez sobre a importância da instituição pública, gratuita e de qualidade para a cidade de São José e o país. Perguntas e reivindicações como: Qual o destino do novo prédio da beira mar; como fica a questão da autonomia universitária; quando será a eleição direta para reitoria; o plano de cargo e salários para dos professores; o fim dos cargos comissionados, a autonomia financeira, etc. Esses foram algumas das muitas questões e preocupações dos alunos, professores, parlamentares e convidados presentes. Os membros da mesa procuraram responder a todas as perguntas, mas tive a sensação que o público ali presente ainda ficava com dúvidas quanto ao futuro da Universidade, principalmente quando foi comunicado que “uma Comissão iria avaliar a situação da instituição”.

Quando terminou a Audiência percebi, no lado de fora do Plenário, que o rosto de muitos colegas professores era de alegria e ao mesmo tempo de orgulho, pois tinham assistido de seus alunos(as) uma aula de participação política e cidadania. Mas parece que alunos(as) não estavam ainda muito satisfeitos, pois saíram com muitas incertezas no ar. No entanto, eles sabiam que a luta só estava começando e muita páginas dessa história de resistência ainda seria escrita. Eu e alguns professores e alunos fomos então a um bar avaliar o movimento e comemorar mais essa aula de cidadania, aula sem chamada e com nota 10,00 para todos.

Pesquise no Movimento Pró-USJ

Nossos seguidores