terça-feira, 28 de julho de 2009

Qual será a decisão do futuro do USJ??


COMISSÃO TEM PRAZO ATÉ SEXTA PARA DEFINIR SITUAÇÃO DA USJ
São José em Foco, 29/07/2009 (Quarta-feira)

A situação da Universidade de São José continua indefinida. Alunos, comunidade e autoridades ainda aguardam um posicionamento do Comitê, formado para definir a questão da transferência da Instituição para a sede do Colégio Aplicação,
bem como outros fatores relativos à educação.
A informação da prefeitura é de que o Comitê vai se reunir ao longo desta semana para definir uma posição sobre esta questão. “Até o final desta semana (dia 31) teremos uma resposta sobre o futuro da USJ”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Autonomia
De acordo com a reitora do Centro Acadêmico, Solange da Silva, a comissão formada pela secretarias: Educação, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Administração têm o objetivo fazer o estudo da realidade educacional do Município. “Entre as prioridades vamos fazer a analise da questão do ensino superior em São José e a possibilidade da transferência ou não, da sede da USJ para o colégio Aplicação. Nesta reunião, que acontece na próxima sexta-feira, não vamos discutir a extinção da USJ e sim a sua transferência da sede”, esclareceu ela.
A reitora do Centro Acadêmico enfatiza que está sendo realizada uma reestruturação administrativa em busca de autonomia financeira. “Existe certa confusão em torno desta questão. No passaporte 40 da campanha do Prefeito e do Vice, está previsto autonomia administrativa e financeira para o Centro Acadêmico. Para atingir esta propostas a busca da autonomia administrativa é no sentido de equipe profissional e a financeira no sentido de não se acomodar com apenas recursos municipais, mas buscar recursos de projetos que venham a somar para a Instituição”, definiu Solange. “Está tudo de acordo com o que foi destinado no orçamento. Estão sendo realizados os custeios necessários. Recebemos R$70 mil em livros para a Instituição e equipamentos de trabalho”, acrescentou ela.

Extinção
“A USJ não será extinta até porque não seria uma ação unilateral de alguém que faria com que isso acontecesse. Estamos construindo uma autonomia administrativa e financeira”, comenta Solange.

Necessidade
Solange da Silva lembra que a busca da autonomia também abrange o espaço físico, já que os alunos da USJ estão divididos em três sedes. “A questão do espaço físico é necessidade. O Colégio de Aplicação está sendo construído com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, recurso vinculado ao ensino fundamental. Num primeiro momento ele é destinado ao ensino fundamental, sendo esta a meta número um do governo municipal. Esta questão também será avaliada”, explica.


............
CORRELATA

Cristovam Buarque apoia causa
O Senador da República Cristovam Buarque (PDT) apóia o Vice-Prefeito de São José, Telmo Vieira (PDT), responsável pela implantação e primeiro reitor da USJ, que luta para que a obra que se faz ao longo da Beira Mar de São José seja destinada ao Colégio de Aplicação e ao Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Ações
“A obra, que está quase concluída, no entanto, pode ser usada para outros fins, gerando pânico nos estudantes e na comunidade que viu nascer o primeiro Centro Universitário gratuito e de qualidade. Por telefone o Senador disse estar atento às manifestações dos estudantes Pró-USJ”, disse Telmo.
Autoria: Mônica Foltran

____________________________________________________

Novamente o Movimento Pró-USJ gostaria de saber:
Onde esta a opinião da comunidade???
Quando a comunidade vai ser ouvida???


Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber qual a situação ainda nao resolvida da USJ, até o presente momento nos baseamos em boatos comentados pelo corpo academico,por familiares, amigos etc... Nós como alunos temos o direito de saber a real situação até para darmos informações a leigos que questionam sobre o assunto. É uma enorme falta de consideração para todos nós que fazemos parte desta conquista e mérito de termos uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade. Espero que todos tomem providências quanto a este assunto tão importante para a comunidade de São José.

    Grato pela atenção

    Acadêmico da 2º fase de ADM

    ResponderExcluir

Pesquise no Movimento Pró-USJ

Nossos seguidores